Desenvolvimento pessoal

Porque é que precisas de um coach? Eu explico-te

Porque é que precisas de um coach? Eu explico-te

Quantas vezes definiste um objetivo que ficou por cumprir? E quantas vezes disseste que o dia de amanhã seria o início do sonho que tanto queres? Bem… Se fores como eu, já foram umas quantas vezes.

Aquela pica inicial aparece, enche-nos de motivação… Sentimo-nos imbatíveis. De que chegou a altura em que vamos fazer as coisas acontecer. Até que o tempo passa, a procrastinação vira protagonista e tudo ficou como estava — uma lista de objetivos e/ou sonhos que não saiu do papel.

Todos nós já batemos com a cabeça na parede. Já duvidámos de nós próprios. Já nos sabotámos. Já mudámos de ideias. Já questionámos até que ponto fazia sentido lutar pelos nossos planos. Já arranjámos desculpas esfarrapadas. E é normal!

Eu sentia que precisava de ferramentas e de estratégias para me ajudarem a conquistar os meus objetivos. A entender o que é que eu poderia melhorar no que já tinha feito e tentado. Continuava a dizer que queria fazer isto e aquilo, mas alguns dos meus (maiores) sonhos continuavam por se concretizar. Até que arrisquei e entrei numa aventura que ainda hoje continua — coaching.

Se também te sentes assim, as cinco principais descobertas que senti ao longo do meu coaching poderão inspirar-te a arriscar a seguir o mesmo desafio:

Foco

Participar num desenvolvimento de coaching é ter a oportunidade de aprofundar o significado de foco. Do que é que é realmente importa, dependendo do período de tempo em que se realiza.

O teu coach vai ajudar-te a definir uma estratégia para atingires os teus objetivos. Além disso, vai ajudar-te a simplificar e a estruturar o pensamento na construção e definição dos passos que são necessários dar.

Esta é uma das principais vantagens que tenho encontrado na minha experiência. Sinto que estou no ritmo certo, de que estou a caminhar na direção correta, mesmo que, por vezes, tenha de fazer algumas paragens ou desvios que não estava à espera.

Responsabilização

O coaching é também assumir um compromisso. Contigo mesmo e com o teu coach. Ao assumir que vais concretizar certos objetivos num determinado período de tempo com o nosso coach, sentes que não podes falhar.

O teu coach vai estar ao teu lado, para te ouvir, acompanhar e aconselhar. Vai ajudar-te a encaixar as peças, a encontrares o máximo do teu potencial. E a partir do momento em que disseres que “sim”, será o início do teu trabalho e desenvolvimento em prol desse objetivo.

Um objetivo que será também uma conquista mútua. Uma vitória que te permitirá descobrir novas coisas sobre ti e estares mais perto do que queres na tua vida. Mas será também uma vitória para o teu coach! E não existe pior sentimento do que desilusão ou falha, tanto connosco próprios como com os que estão ao nosso lado para nos apoiar.

Mentoria

Os objetivos de um processo de mentoria não são idênticos aos do coaching. Mas, no meu caso, ao entrar nesta aventura com o Rodolfo, também tenho tido um mentor que me acompanha.

Um coach orienta-te para que consigas desbloquear o teu verdadeiro potencial. Orienta-te na facilitação do teu percurso com a identificação das ferramentas e estratégias que melhor se adequam ao teu perfil.

Além de ter encontrado um coach que me tem guiado nestas vertentes, encontrei também um mentor. Alguém que trabalha na mesma área que eu, cuja experiência e aprendizagens têm também contribuído para o meu crescimento em várias vertentes de Marketing. Por ter passado por dúvidas ou situações em que eu estou, por ter uma visão mais aprofundada da área, e, ainda, por ajudar a simplificar muitas questões!

Dependendo do que procuras alcançar, a mentoria poderá fazer todo o sentido. No meu caso, acabou por ser um dois em um. 🙂

Estratégia

Para concretizares os teus objetivos, pessoais e/ou profissionais, precisas de desenhar uma estratégia. E é aqui que o teu coach vai ser fundamental.

A estratégia vai-se moldando e adaptando à medida que também tu mudas. À medida que descobres o que também resulta melhor para ti, para a tua rotina, para os teus métodos atuais.

E esta era uma das peças essenciais que me faltava. Progressivamente comecei a reconstruir cada objetivo em pequenos passos. Acima de tudo, a olhar para os objetivos de outra forma, muito alinhada com a perspetiva de James Clear, autor do livro “Hábitos Atómicos”.

Uma das principais estratégias na perseguição dos objetivos passa por diariamente criar hábitos. Hábitos alinhados com esses mesmos objetivos. Pequenos passos que são cumpridos a cada dia. Podem parecer pequenos, mas quando somados, assumem um peso gigante no que queres realizar.

Ainda dentro da estratégia, defines uma matriz de avaliação. A título de exemplo, em conjunto com o teu coach, definem um momento regular para avaliar e falar sobre o que aconteceu num mês, ou durante quinze dias. Permite ganhar visibilidade sobre o que foi cumprido, o que não foi, o que é que poderá ser ajustado.

Auto-conhecimento

Entrares num desafio de coaching é entrares numa viagem. Numa viagem de auto-conhecimento. De auto-descoberta.

Inicialmente, o teu coach vai desafiar-te a entenderes o teu propósito. A refletir sobre os teus principais valores. Sobre o que queres atingir a curto, médio e longo prazo. E não, não tenhas medo. Encontrar (e escrever) estas respostas vai facilitar todo o processo. Acredita em mim!

Comecei o coaching no início deste ano e continuo a aprender coisas sobre mim própria. A repensar no que quero conquistar. No que me motiva todos os dias. No que me deixa cheia de pica. No que quero aprender, observar e, acima de tudo, viver.


Esta experiência tem sido uma das maiores aventuras de 2021. Algo que não me tinha passado pela cabeça durante muito tempo. Apesar de ter referido estas 5 descobertas, certamente encontrarás e sentirás outras na tua experiência.

Estamos quase a entrar no final do ano, altura em que todos refletimos sobre o que passou e em que idealizamos os sonhos do próximo ano. Se sentes que tens passado por isto e que a tua lista de sonhos continua igual, o coaching poderá ser a solução adequada para te ajudar.

By Daniela Grácio Santos

Especialista em Marketing Digital. Eterna amante de histórias. Fã de conversas intermináveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.