Desenvolvimento pessoal

O poder transformador do Crossfit

O poder transformador do Crossfit

Pratico CrossFit há cerca de três anos e há tanto para contar. Tanto para partilhar. Se ainda não praticas, acredito que é algo que deves experimentar.

No início, podes sentir desconforto. Alguma insegurança por te desafiarem a fazer exercícios que não dominas. Por estares rodeado de pessoas que não conheces. Por estares num ambiente estranho. Por veres que há pessoas que já dominam todos os movimentos. Por sentires muitas dores musculares durante os primeiros tempos de adaptação.

A vontade de desistir vai aparecer. Mais do que uma vez. Mas é precisamente neste momento que o verdadeiro atleta dentro de ti vai surgir. E “desistir” passa a ser uma palavra que não pode constar no teu dicionário.

Pouco a pouco, começas a fazer coisas novas que antes não fazias. Melhoras a tua capacidade cardiovascular, adquires alguns movimentos base da ginástica e aventuras-te pelo mundo do halterofilismo.

Cada treino proporciona um desafio diferente (tal como a vida consegue surpreender-nos diariamente). Não sabes o que é que vais fazer. E vais gostar mais de uns treinos do que outros. 

Gradualmente, vais aumentando as cargas que consegues suportar. Corres mais depressa do que antes. Fazes elevações. Fazes saltos duplos. Fazes o pino. Sobes a corda. O medo é cada vez mais pequeno e a capacidade de evoluir maior. A vontade de superação não te sai da cabeça e conduz-te ao impensável.

Chega também o momento em que te convidam para ir a uma competição. Apesar do receio, aceitas e vives todo o tipo de emoções. Mas, acima de tudo, basta dares o teu melhor para fazer dessa competição a primeira de muitas. Torna-se um vício bem saudável.

Apesar de existir competição entre todos os atletas, há uma outra competição que acontece todos os dias. Uma competição contigo próprio. Que te ensina a lutar. Que te prepara para todos os obstáculos que possam surgir.

É um lugar onde anseias estar. Que te faz esquecer o que possa estar lá fora. Que te permite crescer. Que te permite ser a melhor versão de ti próprio.

E, para mim, essa é a verdadeira magia do CrossFit. Por ser uma modalidade que combina todas as vertentes desportivas. Por ser o ponto de partida que te faz sentir fantástico. Por te permitir dominar a tua mente. Por te permitir ser quem tu quiseres ser. Por te preparar para muitas coisas que a vida te traz.

By Daniela Grácio Santos

Especialista em Marketing Digital. Eterna amante de histórias. Fã de conversas intermináveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *